O que comer no pré e pós-treino?

Publicado em 06/05/2014

     Essa é a dúvida da maioria dos esportistas que, muitas vezes na correria do dia-a-dia, acabam indo para a academia sem se alimentar corretamente. 

     Quem treina em jejum acreditando que vai ter vantagens se engana! Fazendo isso corre-se o risco de perder massa magra e ainda sofrer uma fraqueza por hipoglicemia (queda do açúcar no sangue) podendo acontecer até desmaios.
    
    Para evitar a fadiga muscular e a perda de massa magra o ideal é se alimentar uns 30 a 45 minutos antes de treinar e optar por alimentos de baixo índice glicêmico, ou seja, alimentos que têm uma digestão e absorção mais lentas e que garantirão uma estabilidade na glicose sanguínea. Uma ótima combinação seria proteína + carboidratos integrais (fibras). 

   Alguns exemplos são: pão integral com queijo branco e 1 copo de suco natural ou 1 fruta, iogurte desnatado com granola (ou farinha de linhaça ou aveia) e 1 fruta.

   Para o pós-treino, quem visa perda de peso também pode-se manter essa sugestão. Já quem está buscando hipertrofia (ganho de massa muscular) precisa consumir carboidratos de médio a alto índice glicêmico (de absorção rápida) e de boa qualidade para repor as reservas de glicogênio muscular. Também é necessária uma boa quantidade de proteína. Nessas horas o bom prato brasileiro – arroz, feijão, filé de frango ou bife grelhado e salada variada – é uma boa pedida! Para quem não tem hábito de comer comida à noite pode fazer um lanchinho com pão, uma carne grelhada e salada. Às vezes, há a necessidade de um suplemento pré ou pós-treino, como por exemplo: maltodextrina (carboidrato), whey protein (proteína), etc. Porém, essa indicação somente pode ser feita por um nutricionista após avaliar toda a rotina alimentar de cada esportista de forma particularizada.


Raquel Maglio - nutricionista CRN3 22545
Consultório - Ed. Centro Médico - Rua Primo Picoli, 90 - 4o andar, sala 45
Tel: 30440645 e 34611988
Cel: 991866083
Whatsapp: 982514009

 

 

 

Artigos Populares

Exercícios físicos para adolescentes devem ser feitos sem exageros.


A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA


O uso da toalha e o cuidado com sua pele na academia.


ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE


CORRIDA DA LUA - CAMPINAS


TREINAMENTO RCP - EQUIPE FLEXFIT ACADEMIA


Acessórios e cuidados na Corrida


Hidratação durante a atividade física




Newsletter

Toda semana a Flexfit traz novidades
pra você, inscreva-se e confira!

website: pratza