Exercícios físicos para adolescentes devem ser feitos sem exageros.

Publicado em 27/03/2018

   Especialistas afirmam que a adolescência é um tempo chave para a composição da massa óssea do indivíduo. Em adolescentes que exageram na prática de exercícios, o pico de massa óssea pode ser alterado, graças ao estresse mecânico imposto aos ossos pelo exercício físico praticado. 
   Veja ainda outras regiões do organismo humano que podem ser prejudicadas pelo exagero da atividade física na adolescência:
  Hipófise: o estresse físico prejudica a liberação de hormônios sexuais por essa glândula, retardando o crescimento de pelos e o desenvolvimento dos órgãos genitais.
  Coração: um desequilíbrio hormonal causado por esforço ameaça o amadurecimento do músculo cardíaco.
  Músculos: cargas muitas pesadas na adolescência fazem com que os músculos percam a elasticidade, tornando-se mais curtos e comprometendo as articulações.
  Tendões: estão em processo de formação na adolescência. Uma tração exagerada da massa muscular sobre os tendões pode causar inflamação (tendinites).
  Todas essas considerações não indicam que os adolescentes devem evitar a prática de esportes. O sedentarismo é tão prejudicial quanto à atividade física mal orientada. Por isso, o acompanhamento de um profissional é mais uma vez recomendado. Só ele será capaz de indicar prescrições esportivas, carga e posicionamentos das atividades adequados ao praticante.

 

 

 

Artigos Populares

Exercícios físicos para adolescentes devem ser feitos sem exageros.


A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA


O uso da toalha e o cuidado com sua pele na academia.


O que comer no pré e pós-treino?


ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE


CORRIDA DA LUA - CAMPINAS


TREINAMENTO RCP - EQUIPE FLEXFIT ACADEMIA


Acessórios e cuidados na Corrida




Newsletter

Toda semana a Flexfit traz novidades
pra você, inscreva-se e confira!

website: pratza