ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE

Publicado em 03/06/2014

     Há sempre muitas dúvidas em relação à alimentação das mamães que acabam de saber que estão grávidas. Isso é normal, afinal a mãe quer gerar um filho lindo e acima de tudo saudável.

    Por causa da ansiedade nessa fase, muitas mulheres acabam aderindo à moda do “comer por dois” e acabam ganhando quilos desnecessários para elas e para o bebê, o que dificulta o retorno ao peso habitual após o nascimento da criança.

   É claro que é preciso se alimentar muito bem, nas quantidades necessárias e de forma bem variada para obter todos os nutrientes que são importantes.

    Porém, cada organismo é diferente do outro e somente um nutricionista pode orientar de forma quantitativa as necessidades de cada gestante.

   Durante toda a gravidez, a mulher deve comer a cada três horas. É essencial uma alimentação bastante variada e colorida, incluindo seis porções diárias de pães e cereais, de preferência integrais, cinco porções de frutas e três a quatro porções de legumes e verduras. Além disso, carnes, leite e derivados, sempre variando para assim obter os mais variados minerais e vitaminas que mamãe e bebê precisam. Não se esquecendo de beber pelo menos dois litros de água por dia.

    Segue abaixo alguns nutrientes importantes durante toda a gestação:

   A prática de exercícios físicos leves (musculação, caminhadas, natação ou hidroginástica) também vai auxiliar a ter uma gestação mais tranquila, pois os exercícios promovem o tônus muscular, a força e a resistência, o que ajudará seu corpo a carregar o peso extra da gravidez, preparará você para o esforço do parto e ainda colaborará para seu corpo voltar à forma depois que o nascer.


  A atividade física na gestação também diminui desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter seu humor mais estável, sua auto-estima e seu sono em dia.

     Porém, é necessário receber orientação particular de um educador físico e verificar se existe alguma contra-indicação antes de iniciar qualquer atividade (liberação do médico).


Raquel Maglio

Nutricionista/Personal Diet

CRN3 22545

 

Tel (19) 30440645 / Cel (19) 991866083

 

 

 

Artigos Populares

Exercícios físicos para adolescentes devem ser feitos sem exageros.


A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA


O uso da toalha e o cuidado com sua pele na academia.


O que comer no pré e pós-treino?


CORRIDA DA LUA - CAMPINAS


TREINAMENTO RCP - EQUIPE FLEXFIT ACADEMIA


Acessórios e cuidados na Corrida


Hidratação durante a atividade física




Newsletter

Toda semana a Flexfit traz novidades
pra você, inscreva-se e confira!

website: pratza